No âmbito das comemorações do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon, inaugura no próximo dia 4 de novembro, às 15h, na Sala de Referências, nas instalações da Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa, a Exposição Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939), com visita guiada pelos comissários da exposição, o Prof. Doutor José das Candeias Sales, egiptólogo e professor catedrático da Universidade Aberta, e a Doutora Susana Mota, investigadora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

No mesmo dia, pelas 16h, será proferida por ambos, no Auditório, a Conferência de abertura «Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939). De um projeto de investigação a uma Exposição».

A Exposição resulta do projeto de investigação, na área da receção do Egipto antigo, sob o mesmo nome,desenvolvido pelos Comissários, com a finalidade de recolher e analisar as notícias sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon publicadas em periódicos portugueses no período compreendido entre a data da descoberta e a data da morte de Howard Carter.

A Exposição permitirá aos visitantes desfrutarem em Portugal de um espaço específico dedicado à celebração do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon, essencialmente a partir das notícias e das ilustrações publicadas pela imprensa portuguesa, bem como através de outros elementos associados que se podem incluir no âmbito daquilo que é usual apelidar de Egiptomania e Tutmania.

Cartaz

Para mais informações, ver

https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1732%3Atutakhamon-portugal-relatos-imprensa&catid=173%3A2022&Itemid=1727&lang=pt