
Decorrerá no próximo dia 15 de janeiro, às 18 horas (hora de Lisboa), a Conferência de Inverno de 2024, integrada no Ciclo Permanente de Conferências “Literatura, Humanismo & Cosmopolitismo”, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. A oradora será a Virgínia de Almeida Bessa (Universidade Estadual de Campinas) e a conferência terá por título “Cosmopolitismo nos palcos: teatro musicado e globalização da cultura de massa na São Paulo do início do século XX”.
A Conferência de Inverno de 2024 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo decorrerá a distância, através do Zoom. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.
Resumo: O teatro musicado é uma lente profícua através da qual se pode analisar o processo de globalização e massificação da cultura que marcou as grandes cidades do mundo industrial. Em São Paulo, esse processo ganhou contornos particulares, em função do acelerado desenvolvimento urbano e das ondas migratórias que caracterizaram a cidade no início do século XX. Nesta conferência, serão analisados alguns aspectos da cena dramático-musical da capital paulista nas décadas de 1910 a 1930, a fim de contribuir para uma história global do teatro musicado. Bio-bibliografia: Virgínia de Almeida Bessa é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista de pós doutorado sênior do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Universidade de Nanterre. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. É integrante do grupo de pesquisa “Entre a memória e a história da música”, do Departamento de História da Universidade de São Paulo; do Laboratório de Estudos da Música e do Som, do Instituto de Artes da Unicamp; e da Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta. Seus temas de pesquisa atuais são a História Global do Teatro Musicado e as relações entre História e Cultura. A conferência decorrerá exclusivamente online. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail