I CONGRESSO DA REDE INTERNACIONAL DE ESTUDOS GLOBAIS:
“O MUNDO DA AMAZÓNIA E A AMAZÓNIA DO MUNDO”*

REPENSAR O PLANETA E PROJETAR UMA GLOBALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

Data: 2-5 de dezembro de 2025
Local: Universidade da Guiana Francesa, Guiana Francesa
Inscrições: https://forms.gle/cJT5xZMC7NbWrpUv6
Informações:congresso.redeestudosglobais@gmail.com
*Associado à III Jornada de Estudos do Centro de Humanidades (Universidade de Guiana): “Guiana Francesa, encruzilhada amazónica: Entre património local e questões globais”

O primeiro evento científico da Rede Internacional de Estudos Globais tem como objetivo primeiro congregar especialistas e investigadores de instituições académicas mundiais que promovam o ensino e a pesquisa no campo pluridisciplinar dos Estudos Globais. Os Estudos Globais procuram desenvolver conhecimento científico para compreender o mundo em processo de globalização – na sua história e na complexidade do estado presente –, caracterizado pelos movimentos de intercâmbio, pelas interações entre comunidades humanas espalhadas por todo o planeta Terra e que geraram e continuam a gerar interrelações, interfecundações e metamorfoses nos mais diversos planos (cultural, económico, político, religioso, social, etc.). Este movimento globalizante, graças a mobilidades várias (físicas e virtuais) – facilitadas e aceleradas, ultimamente, pelo desenvolvimento exponencial das tecnologias de informação e de transportes –, fez emergir uma consciência cada vez mais aguda de que o ser humano é um ser integrado num mundo que tem dimensão planetária e precisa de ser melhor compreendido se se entender incluído numa totalidade mais vasta e sensível às suas interações e interdependências, embora a partir do seu estar-localmente-no-mundo.

Quer isto dizer que a compreensão do mundo será sempre “glocal”, ou seja, a partir da realidade em que o ser humano nasceu, formou e modelou a sua identidade. No fundo, o global é uma realidade compósita, integrando os diversíssimos locais e as suas interações. Este primeiro congresso tem como tema de fundo e pretexto científico a Amazónia e os desafios que se apresentam hodiernamente a este imenso ecossistema, no plano da sustentabilidade do planeta Terra e no quadro do desiderato da promoção de uma globalização de rosto humano, eco sociologicamente equilibrado na relação harmónica entre os seres humanos e o meio natural, de que são partes integrantes.

O Congresso “O mundo da Amazónia e a Amazónia do Mundo” abordará a conservação da flora e da fauna amazónica, destacando a criação de reservas e o combate à caça ilegal, a diversidade dos ecossistemas amazónicos e a sua importância ambiental, e os impactos das mudanças climáticas e das estratégias de adaptação. Discutirá os benefícios ecossistémicos da Amazónia, como a regulação climática, e promoverá modelos económicos sustentáveis, como a bioeconomia e o ecoturismo. Também examinará a saúde das populações locais, a eficácia das políticas públicas e da governança ambiental, as causas e soluções para o desmatamento e reflorestamento, e o marco legal ambiental. Além disso,
explorará tecnologias de monitoramento ambiental e o potencial da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável. O Congresso visa promover soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da Amazónia e do planeta.

Chamada para comunicações: